Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba Campus I/ UFPB

Coral Gazzi de Sá da UFPB realiza recital em homenagem ao maestro Tom K

08/06/2017 às 18h52m



Coral Gazzi de Sá da UFPB realiza recital em homenagem ao maestro Tom K

O coral Universitário Gazzi de Sá da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre a temporada 2017 com concerto intitulado “RECITAL BIS”, em homenagem aos 40 anos de atividades musicais do maestro Tom K. O evento, com direção cênica da teatróloga Eleonora Montenegro, ocorre na terça-feira (13), a partir das 20h, na Igreja São Francisco, em João Pessoa e contará com a regência do homenageado.

O maestro titular do coral, Eduardo Nóbrega, informou que o concerto será em homenagem à carreira musical do maestro Tom K que este ano está se aposentando das atividades acadêmicas da UFPB e comemorando 40 anos de atividades musicais. “Tom K é uma referência em todo Brasil e já registrou mais de 150 arranjos para coral. Este ano ele se despede do nosso convívio acadêmico, e estamos fazendo essa singela homenagem para registrar nossa gratidão por tudo que ele fez em prol do canto coral no nosso Estado, e nada mais justo que o coral seja regido por ele, além do mais todas as peças que serão apresentadas têm arranjos dele”.

De acordo com Tom K, este recital intitulado BIS (Breve, Intenso e Simples) foi pensado originalmente para ser um recital ecológico. “Cheguei à conclusão que falar em ecologia é falar de amor; amor pelo planeta (fauna, flora, recursos minerais e hídricos etc.), mas também é amor pelas pessoas que aqui vivem (diferenças, singularidades, paixões, sonhos e fantasias), podemos estender o amor por alguma causa (artes, ciência, religião, futebol, política ou seja à própria vida)”, explicou o maestro.

O recital será dividido em três partes, a primeira começa falando da lua, astro que regula águas e mágoas. Segue a soberba Terra planeta água; a plenitude do mar com seus mistérios, encantos e perigos dados por Caymmi; Cio da terra, remete ao labor e entendimento das fases propícias para o cultivo dos alimentos, assim como, Refazenda fala da transformação que a raça humana impõe ao planeta, e a primeira parte encerra com um canto à Oxalá, que evoca as figuras de Yemanjá, rainha do mar, e de Omulú (Obaluayê), orixá da saúde. A segunda parte segue com Infinita paixão, o auge da felicidade e do desespero de quem vive um grande amor.

Já a terceira parte sofre a influência das grandes paixões que costumam imbuir de algum sonho impossível pelas causas da paz, liberdade e igualdade; quem acredita e luta por essas causas muitas vezes se vê diante de um “Bicho de sete cabeças”; por fim 'Pra não dizer que não falei das flores' conclama todos a caminhar seguindo a canção braços dados ou não pois “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

O coral conta com a participação de 50 integrantes; preparação vocal, Giovanna Maropo; correpetição de Leonan Braga e participação especial dos músicos, Romário dos Santos (sanfona); Filipe Jonhne (guitarra) e João Victor (percussão).

Que é Tom K

O maestro Tom K é bacharel em música pela UFPB, possui especialização em música do século XX pela UFPB e mestrado em regência coral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem 3 livros de composições para coro publicados pela UFPB, além de mais de 150 arranjos de música popular, cantados por vários corais de todo o Brasil. Foi por 10 anos chefe do Departamento de Educação Musical da UFPB, onde leciona as disciplinas de Regência, Violão, Linguagem e Estruturação Musical, História da Música, Harmonia e Análise. É membro fundador do Compomus (Laboratório de Composição Musical da UFPB) e coordenador musical do Coral Universitário. O maestro Tom K foi por 10 anos regente do Coro Sinfônico da OSPB e do coral da APCEF. Entre suas publicações constam: Toré dos mestres (arranjos para coro em forma de suíte sobre temas do culto da Jurema de Alhandra); Música sacra para coro (composições para coro a capella sobre temas sacros) e Oratório do rio (composição para coro e instrumento sobre poema homônimo de Hildeberto Barbosa)

Confira a programação:

Recital BIS

 1. Lua, lua (Caetano Veloso: arr.Tom K)

 2. Planeta água (Guilherme Arantes: arr.Tom K)

 3. Pot pourri Caymmi (Dorival Caymmi: arr. Tom K)

 4. Cio da terra Chico Buarque/Milton Nascimento: arr.Tom K)

 5. Refazenda (Gilberto Gil: arr.Tom K)

 6. Meu Pai Oxalá (Vinicius de Moraes/ Toquinho: arr.Tom K)

 7. Infinita paixão (João de Arimatéia: arr.Tom K)

 8. Sonho impossível (Chico Buarque/Rui Guerra: arr.Tom K)

 9. Bicho de sete cabeças (Geraldo Azevedo/Zé Ramalho/Renato Rocha: arr.Tom K)

 10.Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré: arr.Tom K)

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria

 



CODISMA

Cooperativa Cultural
Universitária da Paraíba
Campus I/ UFPB


Caixa Postal 5071
Cidade Universitária
CEP: 58051-900
João Pessoa - PB

Nome:

Email:

Mensagem:


NEWSLETTER

Cadastre seu email e receba notícias
e novidades sobre cursos e eventos.





Todos os direitos reservados 2014 - Desenvolvido pela Fale Comunicação